quinta-feira, 10 de julho de 2014

                          I got my visa!

              

              Depois que a consulesa assinou o meu DS-2019 e disse Parabéns, seu visto foi aprovado! eu tirei um gigante das minhas costas! Uhull!
              E vamos a mais um capítulo da saga..
              Minha entrevista no consulado estava marcada para o dia 24/06 às 11h. Na agência me orientaram a chegar pelo menos uma hora antes do horário marcado. Meu trajeto foi pegar o ônibus até a Central do Brasil depois o metrô. Sai de casa às 06h 30min. Depois que desci na estação Cinelândia, do metrô, segui na direção da Av. Presidente Wilson. As meninas na WorldStudy disseram que de dentro do metrô já tinha plaquinha indicando o caminho pro consulado mas eu só encontrei orientação para a rua.

O endereço do consulado é:
Av. Presidente Wilson, 147 Castelo
Rio de Janeiro/RJ CEP: 20030-020
Entrada pela Rua Santa Luzia

              Segui para a saída da rua certa e virei a direita. O caminho estava certo, mas perguntei a um senhor de uma banca de jornais e revistas e ele me disse pra seguir reto. Já estava traumatizada com o CASV, desejei que não fosse tão longe. E realmente não foi, demorei menos de cinco minutos andando.
              Pela movimentação deu pra perceber que ali era o consulado. Mas o local estava mais vazio do que eu imaginava e pensei que talvez fosse assim por conta do meu horário. Eram 09h 40min mas a fila das 11h já tinha sido chamada. Gelei! Ali na rua ficam umas pessoas com colete azul e laranja(eu acho), eles são do guarda volume. Deixei meu celular e o soro de nariz (hehe) e peguei o comprovante. Não havia fila pra entrar no consulado, parecia que quem fosse chegando, independente do horário podia entrar. A atendente pediu pra ver o passaporte, o DS-2019, tava SEVIS e comprovante de agendamento. Ela registrou o código de barras e me mandou seguir em frente.
              A próxima fila era a do detector de metais, só havia uma moça na minha frente. Deixei minha bolsa e a pasta de documentos na esteira e passei. Sem mistérios.
              Na terceira fila, só tinha a mesma moça do detector na minha frente. Não demorei cinco minutos, a atendente me chamou, olhou o passaporte, taxa SEVIS e DS-2019. Colocou tudo junto com um elástico, me deu o panfleto de direitos nos EUA e me disse pra sentar nos bancos de madeira ao lado.
              Não lembro quantas fileiras de bancos tinham ali, mas eu sentei na terceira fileira. Achei que fosse demorar muito pra chamarem então comecei a ler o panfleto. Logo a atendente foi chamando algumas pessoas pelo nome e devolvendo o passaporte, depois chamou essas pessoas e as encaminhou para a fila da entrevista. Nesse meio tempo fiquei lendo o panfleto e vi um vídeo sobre a entrevista no consulado que estava passando na tv. Fui encaminhada para a fila da entrevista na segunda leva.
              A partir deste momento, mal conseguia respirar direito. Sério! Tem gente que diz pra tentar não prestar atenção nos cônsuls, mas eu tentava ouvir uma parte da conversa e isso me tranquilizou. No guichê 11 tinha um oriental muito simpático, estava conversando em inglês com uma menina e quando ela se enrolou pra responder ele disse assim pra ela: “Você poder falar português ou inglês, o que for melhor pra você” , e aprovou o visto da menina. E o cônsul do lado, guichê 12, aquele tipo alto, branco, loirinho.. bonitinho ahuahuha Super simpático também, ouvi quando ele também aprovou outro visto. Estava torcendo para ir com algum deles, embora não desse pra ver os outros guichês. O guichê 8, que é o que fica logo de cara, chama toda a atenção, estava fechado. Aí chega a consulesa e abre o guichê. Entrevistou uma menina e aprovou o visto dela. Mas a cara dela de “mal” não me convenceu..outra menina da fila foi encaminhada pro guichê dela. Eu estava rezando pra não ir com ela, quando a funcionária que organiza as filas me mandou esperar..sabe onde? Guichê 8!
              Fiquei a uma distância de uns três ou quatro passos da menina entrevistada e estava muito nervosa. Ouvi a menina conversando em português, rindo..disse que queria viajar com o noivo dela, que seria a primeira viagem internacional deles juntos e a consulesa aprovou o visto dela.
              Minha vez, respira fundo e vai. Entreguei os documentos e dei bom dia. Ela me olhou, pegou os documentos, digitou, digitou, digitou e começou EM INGLÊS:

C: consulesa
E: Eu

C: Para onde você vai?
E: Springfield, Nova Jersey.
Digita, digita, digita.
C: Quanto você ajeoeyrfçfdperiodf?
E: Você pode repetir, por favor?
C: Quanto você ganha?
E: Eu só faço faculdade, ainda não trabalho mas..
C: Não! Quanto é o seu salário?
Digita, digita, digita.
E: Nos EUA?
Ela balançou a cabeça e continuou a digitar.
E: (Esqueci os números em inglês, f*!) Posso responder em português?
C: (Agora em português) Você não poder falar português porque lá eles falam inglês. (Tomei distraída!)
E: (Respirei fundo) Ok, $195.
Digita, olha, digita, desliga o microfone e fala com o cônsul do lado. Ri, liga o microfone de novo, pega uma caneta vermelha e faz um rabisco no meu DS-2019, aí pega uma caneta azul e passa por cima da vermelha, carimba. Volta a falar inglês:
C: Coloque os quatro dedos da mão direita no leitor, por favor.
Coloquei os dedos.
C: Por que você escolheu esse programa?
E: Porque é uma grande oportunidade onde vou poder melhorar o meu inglês, isso vai ser muito importante para o meu futuro profissional.
C: Você tem o panfleto com seus direitos. Você leu?
E: Sim.
C: Você leu mesmo? Tem alguma dúvida?
E: Li.
C: (Em português de novo) Esse panfleto explicar seus direitos nos EUA.. e blábláblá não consegui prestar atenção.
Devolveu o DS-2019 assinado.
C: Parabéns, seu visto foi aprovado.
E: Obrigada, tenha um bom dia.

              Sai de lá nas nuvens! Que frase mágica!
              Fui pegar os meus pertences no guarda volume, custou R$ 5,00. Sai do consulado às 10h 20min, ou seja, quarenta minutos antes do horário agendado.
              Já mandei mensagem pra minha mãe, vó e irmãs avisando que o visto tinha sido aprovado, pra elas prepararem a festa.
              Minha vó, maior figura, respondeu: “Vou preparar o lenço!”

              Eu estava tão nervosa, achando que iam me pedir todos os documentos que eu tinha levado e os que eu não tinha levado também..que não me concentrei em convencer a consulesa só com as minhas palavras. No entanto ela não me pediu pra ver NADA! Nenhum documento! Eu construí uma Hidra de Lerna na minha cabeça! Sabe aquela personagem que tem nove cabeças de serpente e corpo de dragão, que se você corta uma das cabeças, nascem duas no lugar? Então.

              Deixei o nervosismo me dominar. A entrevista dura tão pouco, é tão rápido, que só depois que passa a gente vê que não precisava temer tudo aquilo. Mais um aprendizado pra mim.

              Por isso, você que ainda vai passar por esse processo, não faça como eu.


Keep Calm and believe 'cause o visto já é seu!


Um comentário:

  1. PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS Jo...
    Tava super ansiosa para saber do teu visto....
    Morro de medo de ter meu visto negado....kkkkkkkk
    Meu que alegria, feliz de mais por ti....

    Bejos

    ResponderExcluir